top of page
Foto do escritorGideone Rangel

Vamos falar sobre o crescimento da sua empresa?

Atualizado: 13 de jul. de 2020

Vivemos em uma rotina administrativa muito desgastante: procedimentos a serem seguidos, normas, protocolos, reuniões, compromissos, vida pessoal... enquanto isso, quem vai pensar no crescimento do seu negócio?


Já parou pra pensar em quantos milhões nós perdemos todos os anos por não termos uma estratégia de crescimento bem definida? Já pensou em quantas vidas deixam de ser impactadas pelo seu negócio? Já pensou em quantas cidades o seu negócio poderia estar? Quantos empregos você poderia gerar?


Por estar envolvido em uma rotina administrativa enfadonha você pode estar bloqueado para pensar estrategicamente no crescimento do seu negócio.


Após analisar algumas empresas em que trabalhei, eu cheguei a conclusão de que existem duas formas de crescimento em um negócio: Crescimento Orgânico e Crescimento Estratégico.


O crescimento orgânico é aquele em que a empresa não precisa de muito esforço para alcançar, pois, acontece naturalmente. Geralmente, é impulsionado pela necessidade do mercado por um produto específico. Esse crescimento pode acontecer independente da performance da empresa, óbvio que uma organização mal gerenciada ainda que tenha um crescimento orgânico (natural), está fadada ao fracasso por conta de ter normas e procedimentos mal definidos, isso mata qualquer organização. Entretanto, mantendo um mínimo de organização, com um produto de qualidade que atenda a uma necessidade do mercado as chances de crescimento são grandes.


Para melhorar o entendimento do conceito que estou trazendo, quero expor um exemplo de uma loja de açaí da minha cidade, Araruama-RJ. Por motivos óbvios não vou divulgar o nome. Eles têm um produto de qualidade e o povo gosta de consumir açaí. Eles possuem um mínimo de organização, um preço considerado justo e um ambiente higiênico. Qual a consequência? Sucesso. No entanto, eles já fizeram tentativas de expansão sem sucesso. A empresa funciona, certamente gera bons lucros, mas eles nunca crescem. Chegaram a abrir algumas filiais, algumas fecharam e outras ainda estão funcionando. Mas claramente você consegue ver uma dificuldade em elaborar uma estratégia de crescimento.


Já no crescimento estratégico a empresa utiliza normas e procedimentos para impulsionar um bom momento em que o mercado está vivendo. É Muito comum empresas que têm um crescimento orgânico e não foca no estratégico parar no tempo em algum momento.


Empresas focadas no crescimento estratégico estão sempre antenadas no mercado, sempre atentas às novidades e estão sempre se reinventando. Elas focam no sucesso do seu cliente, mesmo que esse cliente seja um consumidor de açaí. O planejamento de crescimento pode colaborar para que uma organização chegue a lugares ousados. Infelizmente o que vemos na maioria das organizações é aquela velha máxima do Zeca Pagodinho: Deixa a vida me levar... vida leva eu... Eles entendem que já tem sucesso com a sua organização do jeito que está e não conseguem visualizar o quanto ela poderia estar crescendo e ocupando lugares vagos no mercado, expandindo a sua marca, gerando empregos, ajudando pessoas.


Entendemos que a parte mais importante de qualquer processo são as pessoas, sendo assim, uma empresa focada no crescimento estratégico é composta não só de normas e procedimentos bem definidos, mas também em um time de colaboradores de excelência que cuidam de cada detalhe para promover a sua organização o máximo possível.

E você, como define a sua organização, ela está crescendo? Você tem sucesso no seu negócio? Está disposto a se reinventar para alcançar voos maiores? Nós podemos te ajudar a enxergar coisas que possivelmente você não está conseguindo ver por estar muito envolvido com normas e procedimentos.


Vamos conversar sobre o crescimento da sua empresa?


Faça contato conosco!


Gideone Rangel

Empreendedor

Executive e Businnes Coach

Gestor de Relacionamento


contato@tentcomunicacao.com.br

(22) 9 9830-3211

23 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page